No Dia das Mães, nada mais justo do que eu celebrar a minha, Thereza Quintella, que atravessou dois oceanos, onze fusos horários, e mais de um continente para me visitar em Kuala Lumpur, entre fevereiro e abril. Depois de dois anos de pandemia, em que não pudemos ver um ao outro, pareceu algo milagroso que ela, prestes a completar 84 anos, tivesse chegado à Malásia.

Essa viagem merece registro, o que faço por meio das fotos abaixo. Formam um resumo da sua passagem de nove semanas pelo Sudeste Asiático, com o mínimo de explicações. É um registro incompleto, naturalmente. Na XV Carta da Malásia, “Além da aurora e do Ganges”, publicada há duas semanas, falei de um dia específico, 26 de março, em que fomos a uma propriedade rural paradisíaca no interior do país e depois jantamos, de volta à capital, com um amigo colecionador de vestimentas malaias tradicionais.

A visita da minha mãe coincidiu com a retomada de uma vida social normal, pós-Covid, em Kuala Lumpur. Isso me permitiu apresentar a ela muitas das pessoas com quem me dou na Malásia. Duas semanas depois da sua partida, em um almoço de trabalho onde todos os convidados a conheceram, ouvi de um deles, uma amiga malásia com quem minha mãe esteve várias vezes, em Kuala Lumpur e em Penang: “Your mother was a hit“. Isso talvez esteja refletido em uma das fotos, exemplo das matérias de imprensa que cobriram a cerimônia que fiz de condecoração de um cidadão malásio com a Ordem de Rio Branco.

A sua temporada na Malásia correspondeu também à reabertura gradual das fronteiras no Sudeste Asiático, após dois anos de fechamento. Por isso, tirei uns poucos dias de férias, em sua última semana, e fomos a Singapura visitar minha mulher.

Em dois meses, minha mãe provou várias cozinhas asiáticas. Sua primeira saída depois da quarentena foi para ir a um clube de que sou sócio, para uma refeição indiana sobre folha de bananeira. A segunda foi a um restaurante tailandês, a convite de um casal de grandes amigos que ela já conhecia do Brasil, e que logo partiriam da Malásia. Houve a seguir refeições cantonesas, malaias, japonesas, indianas, srilanquesas e peranakanesas — se este último gentílico não existe ainda em português, deveria. Refere-se aos malásios descendentes de chineses; eles criaram uma culinária própria.

Esta semana, minha mãe ofereceu, no apartamento no Rio, um almoço a amigos seus. O cardápio era totalmente do Sudeste da Ásia, com pratos que ela descobriu na Malásia e em Singapura. Maior demonstração de que gostou de vir e de estar conosco não poderia haver.

Nove semanas passam rápido. Minha mãe chegou em plena comemoração do Ano Novo Chinês, e partiu logo antes da Páscoa. Quase quatro semanas depois, voltar do trabalho à noite e não vê-la em casa ainda me causa surpresa. Durante pouco mais de dois meses, todo dia foi Dia das Mães para mim.

Se você quer saber mais sobre nasi lemak, o prato mais famoso da culinária malásia, leia As Cartas em Istana Negara

Se você quer saber mais sobre as fotos de Robert Zhao sobre árvores em Singapura e a relação das pessoas com elas, leia Tchekhov e os tigres

Se você quer saber mais sobre Penang, tema da primeira Carta da Malásia, leia A Ásia em Penang

Se você quer saber mais sobre o Museu de Artes Islâmicas de Kuala Lumpur, leia Os Bois de Mirza Babur

Se você quer saber mais sobre Odissi, leia Sibelius e as Ilusões

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

17 comentários sobre “Álbum de fotos – Dia das Mães em Kuala Lumpur

  1. Presente maravilhoso esse do reencontro entre uma linda mulher e seu notório filho após essa longa viagem! Ótimos registros fotográficos dos passeios, pratos elaborados e cerimônias. Seus textos a mim apresentados pela prima Cristina Barros Greindl são fabulosos! Um dos meus filhos e sua esposa há 4 anos viajam pela Ásia mostrando a vida de brasileiros nômades digitais que mantém sua empresa de design aqui no Brasil tocada por ele e seu sócio e, junto à esposa, mostram seus cotidianos em diversos países do continente asiático dando dicas e mostrando as belezas e curiosidades de cada lugar. Canal Youtube somosvi.da. Obrigada por nos deleitar com seus textos enriquecedores, Solange Barros Neves

    Curtido por 1 pessoa

  2. Parabéns Ary. Você escreve lindamente, traz emoção ao leitor. Sou o LUIZ ALFREDO, tio da sua mãe, irmão da Clélia. Meus cumprimentos e meu abraço.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Vendo as belas imagens me lembrei do livro sobre paisagismo que sua mãe me deu antes que eu começasse o projeto do jardim da casa dela em São Conrado. Era do paisagista M. Vijaya e suas criações balinesas têm tudo a ver com algumas das fotos que você tirou. Não sei se ela já havia ido ao sudeste asiático, mas foi ótimo vê-la imersa em seus ambientes preferidos.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Ótima síntese da Thereza com você

    Grande abraço

    Chicô Gouvêa – Arquitetura

    Rua dos Oitis, nº 40 – Gávea

    CEP.: 22451-050 – Rio de Janeiro – Brasil

    Tel: +55 21 2274-2080

    Curtido por 1 pessoa

  5. que maravilha Ary me senti fazendo a viagem com sua mãe . E como ela deve ter desfrutado. Ela está
    muito bem
    Foi uma delícia ler seus comentários e ver as belas fotos que vc sempre tira. Obrigada por ter postado isso tudo . Um beijo grande a Tereza, vc e Eugênia

    Curtido por 1 pessoa

  6. Que delícia de 2 meses!! Que oportunidade maravilhosa poder usufruir com tanto prazer da companhia de sua mãe!! Gravado para eternidade!! Abraços, Regina

    Curtido por 1 pessoa

  7. Que maravilha!!! Sua mãe,o texto,as fotos, e este amor que transparece em tudo isso! Obrigada por compartilhar. Considere-se um ser abençoado!

    Curtido por 1 pessoa

  8. Caro Ary,

    Lindo texto ! amei ver todas as suas fotografias, da vontade de pegar logo um avião par visitar você. A sua mãe é espetacular e de uma grande elegância. Que bom que foi possível e que vocês aproveitam bem um do outro. Grande abraço do Marc

    Curtido por 1 pessoa

  9. Esse era o post que eu estava aguardando desde que soube que D. Thereza tinha ido à Ásia. Your mother IS a hit!

    Obrigado por compartilha-la com os fãs Ary. Feliz dia das mães pra ela e para a Eugênia.

    Grande abraço, Jd

    Enviado do meu iPhone

    >

    Curtido por 1 pessoa

  10. Que maravilha Ary, palmas e parabéns para Thereza, esqueceu de mencionar que ela mesma é uma super cozinheira, um prato cheio estes tour gastronômicos!!!

    Obter o Outlook para Android ________________________________

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário